Que atire a primeira pedra o adolescente que não tem conflito com os pais! Mas não pense que os conflitos são por acaso. Na verdade, para formar a personalidade, eles são necessários. A psicóloga Thais Pilon diz que a “personalidade é formada, moldada e mantida pelo ambiente.” E ambiente é, nada mais nada menos, do que a relação com as pessoas.
Os pais trazem a primeira percepção do certo e errado. São sinais sutis, uma risada, um movimento negativo ou positivo com a cabeça, que faz com que você vá criando o autoconhecimento e o autoconceito. “O autoconhecimento só ocorre à medida que as pessoas verbalizam para a criança e para o adolescente quem eles são. Eles não nascem sabendo quem são, então é importante que o outro sempre fale os acertos, as vitórias, as qualidades, os defeitos e, até mesmo, os fracassos”, explica Thais.
Um “não” pode parecer bem desagradável, mas são esses limites que vão impedir que você aja por impulso muitas vezes. O pediatra e neurologista Saul Cypel afirma que esse balizamento é muito importante nessa fase e “é isso que muitas vezes não acontece na adolescência, o adolescente não fica com muita clareza dele e dos outros, de como as coisas funcionam e de que regras existem.” Um “não” ou um “sim” durante e infância e a adolescência são aprendizados elementares que vão estruturar os mais complexos no futuro.
This Genially don't exists
Por conta da importância dessa fase, os pais precisam estar sempre atentos e perceber quando há algo de errado. Um exemplo comum é o estresse. Thais Pilon explica que o cérebro do adolescente não está preparado para o cortisol, que é liberado em situações estressantes. “Quando um estresse é agudo e crônico e acontece na infância e na adolescência existem sequelas muito grandes, principalmente no desenvolvimento das funções executivas”, conta.
Saul Cypel, pediatra e neurologista.
Além da intimidade em casa, os pais precisam estar em sintonia com a escola. A psicopedagoga Adriana Fóz diz que há um tempo, era tudo muito segmentado. “A escola dava a instrução e os pais a educação. Hoje isso é compartilhado. Os pais, a família e a comunidade são atores para a educação da criança e do jovem”, completa. Essa cumplicidade é uma forma de ajudar o adolescente.
You must be logged in to post a comment.
Essa parte social com a cognitiva ficou bem legal! Esperava isso.